Graças a um trabalho integrado do Governo do Paraná, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), com o governo federal e as prefeituras de Jaboti e Joaquim Távora, 132 famílias do Norte Pioneiro realizaram nesta quinta-feira (30) o sonho da conquista da casa própria. Os projetos habitacionais receberam investimentos de R$ 6,3 milhões do poder público através do programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
“Estes projetos demonstram o comprometimento do nosso governador Beto Richa, que através do trabalho integrado dos órgãos estaduais tem transformado a realidade das famílias mais carentes do nosso Paraná com o maior programa de habitação da história do estado”, avaliou o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion.
“É preciso frisar também que nada disso teria acontecido se não tivéssemos a participação da Caixa Econômica enquanto gestora do Minha Casa Minha Vida e também do comprometimento dos prefeitos”, concluiu.
Após longa espera, famílias conquistam primeira casa própria
Em Jaboti, 43 famílias que até o momento pagavam aluguel ou viviam em situações precárias de moradia iniciaram a mudança para o novo lar. Durante a entrega das chaves, o prefeito Vanderlei Siqueira e Silva agradeceu o apoio do governo estadual, essencial para que as obras acontecessem.
“Sem dúvidas são obras que seriam impossíveis de serem feitas só pelo município. Por isso, é preciso agradecer o governo federal e também o governador Beto Richa, que não tem medido esforços para ajudar os pequenos municípios”, declarou .
Uma das famílias beneficiadas foi do auxiliar de serviços gerais Dalci de Oliveria, de 40 anos, e sua esposa Delcina de Oliveira, 35, autônoma. Desde que se casaram, a família tentava conseguir uma moradia própria, mas apenas agora que o fruto do casal, o filho Pedro, completou 14 anos, o sonho pode ser concretizado. “É uma emoção sem igual. Nós passamos por diversos lugares, sempre contando com a ajuda de conhecidos ou pagando aluguel, mas finalmente a nossa hora chegou”, contou Dalci emocionado.
Integração do governo estadual é exaltada em Joaquim Távora
O envolvimento das diversas secretarias de Estado foi um dos destaques exaltados durante a entrega de 89 casas populares em Joaquim Távora. O evento contou com a presença do presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, além de representantes dos núcleos regionais do Instituto das Águas, Instituto Ambiental do Paraná e Emater, que atuam continuamente no apoio aos projetos habitacionais no estado.
Para Chaowiche, que presidiu a Cohapar durante os últimos quatro anos, o projeto demonstra a união do poder público estadual em torno da causa da habitação. “Tenho a certeza de que a Cohapar está bem representada com o Lupion a frente da empresa, assim como vocês também podem sempre contar com o apoio da Sanepar em tudo que for necessário para que novos projetos continuem acontecendo”, falou às famílias.
Segundo o prefeito de Joaquim Távora, Gelson Nassar, o município tem tido total apoio do governo estadual em todas as demandas encaminhadas. “Sempre fomos muito bem atendidos pela Cohapar, assim como em todas as secretarias que visitamos”, comentou. “Agradeço o governador Beto Richa, pois ele tem uma atenção especial para os pequenos municípios, em especial na região do Norte Pioneiro, que tanto precisa da participação forte do Estado”, finalizou Nassar.
Economia com aluguel vira recursos para continuar melhorando de vida
A família da agente de saúde Luciane Bossi de 49 anos, deixará as condições precárias para trás. Ela e as filhas gêmeas, Ana e Isabela, de 13 anos, vivem há três anos em uma casa de madeira sem forro, onde pagam R$ 400 de aluguel. “A gente sofre muito quando chove, porque tem muitas goteiras, mas no verão é ainda pior, porque o calor é insuportável”, relatou.
“Daqui pra frente vai ser bem melhor. Nós vamos pagar um financiamento que é bem menor que o valor do aluguel, então com o dinheiro que sobrar eu pretendo ir melhorando e ampliando as casas ao pouquinho”, explicou Luciane.