O projeto de criação de um Parque Urbano em Guapirama, no Norte do Pioneiro, está avançando com o importante apoio do deputado estadual Tercilio Turini. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná e do Instituto Água e Terra (IAT) se reuniram na quarta-feira (5) com o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Fernandes Rodrigues (Marcelinho), vereadores, o prefeito Edui Gonçalves, secretários municipais e outras lideranças do município.
Recebi do amigo Marcelinho e representantes de Guapirama o pedido para trabalharmos em conjunto pelo Parque Urbano. Fizemos uma reunião com o pessoal do IAT em maio, em Curitiba, e tivemos muito boa receptividade do Governo do Estado do Paraná para dar andamento à proposta. O projeto ganha nova força com o aval do governador Ratinho Junior. O Parque Urbano é muito importante para Guapirama porque cria uma opção de lazer, aproxima os moradores da natureza, desperta para a preservação do meio ambiente e favorece passeios, atividades recreativas e turismo”, diz o deputado Tercilio Turini.
Após a reunião de apresentação da proposta elaborada pela Secretaria Desenvolvimento Sustentável e Turismo e IAT, os participantes visitaram o local indicado para instalação do Parque Urbano. É a área conhecida por Chácara do Buda, no bairro Jaboticabal, onde na década de 1970 um imigrante japonês construiu estátuas de budas e santos católicos. Por muito tempo foi considerado local histórico e turístico de Guapirama, mas atualmente está precisando de restauração e revitalização.
“Estou à disposição de Guapirama para levarmos adiante a recuperação da área, transformando-a num Parque Urbano que vai unir meio ambiente, cultura, vida saudável e parte da história do município”, ressalta o deputado Tercilio Turini, que foi representado na reunião pelo assessor parlamentar Wagner Messias. Também estavam presentes os vereadores Helcio Chagas e Fabio Gabriel, representantes do IAT e secretaria estadual engenheira Sara Coimbra e Lucas, o chefe de gabinete Eder Nogueira, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente João Roberto e outros apoiadores da proposta.
TANOSITE