Neste mês de setembro é realizada a Campanha “ Setembro Amarelo”, de conscientização,combate e prevenção ao suicídio, um fenômeno complexo e que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
A prefeitura de Joaquim Távora, por meio da secretaria de saúde, está realizando diversas ações nas unidades de saúde do município.
Nesta quarta-feira (15), a unidade básica de saúde do bairro Asa Branca recebeu a ação e palestra da Drª.Paula Ritty, que entre outros destaques da palestra pontuou“em razão de todos os reflexos da pandemia da COVID-19, a campanha ganha uma importância ainda maior, pelo fato do suicídio ser resultado do agravamento de doenças relacionadas a saúde mental.
Todas as limitações impostas pelas medidas de segurança adotadas, podem acabar agravando ou gerando quadros de ansiedade ou depressão que merecem atenção”explicou a médica.
A campanha é promovida nacionalmente desde 2014, e tem como principal objetivo diminuir os índices de suicídio.
Além da participação de grande parte da comunidade do bairro,servidores da unidade de saúde, participaram também a secretária municipal de saúde Adalgiza Panichi, a coordenadora da Estratégia Saúde da Família Fernanda Messias entre outros.
Após a palestra foi servido delicioso café da tarde a todos os presentes.