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O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, José Jaime Paula Silva (União Brasil), o ‘Mineiro’, cobra explicações à Sanepar sobre a distribuição de água tratada para o município de Quatiguá. Segundo ele, vários platinenses estão preocupados e reclamando da situação.

“Os moradores contam que estão seguindo as orientações da Sanepar para economizar nesse período de estiagem, mas que a empresa está enviando água para Quatiguá há pelo menos 30 dias”, disse Mineiro acrescentando que são diversos caminhões com água indo para a cidade vizinha, enquanto a população local não está nem lavando o quintal para fazer economia e não correr o risco de desabastecimento. “Não tenho nada contra socorrer um município irmão em uma hora tão delicada, mas a Sanepar também pode fazer isso de outra forma, como por exemplo, investindo em abertura de poços artesianos naquela cidade e assim reduzir o problema deles e também garantir que Santo Antônio não venha a enfrentar restrições no uso da água”, comentou.

O Tá No Site entrevistou na noite de ontem (2) um caminhoneiro que carregava seu veículo com água na avenida José Palma Rennó, a serviço da Sanepar. O motorista contou que diariamente ele e outro companheiro carregam 400 mil litros de água para Quatiguá, processo que já ocorre há pelo menos 30 dias.

A reportagem entrou em contato com a Sanepar, que por meio de nota informou: “Os caminhões-pipa estão sendo utilizados na complementação do abastecimento na vizinha cidade de Quatiguá. Nos últimos dias, o sistema vem apresentando déficit de produção em relação à demanda de consumo, tendo em vista a baixa vazão do Ribeirão Lajeado provocada pela estiagem na região. Esta ação não compromete o fornecimento de água para a população de Santo Antônio da Platina, pois representa menos de 3% da capacidade de produção diária de seu sistema”. E a nota conclui: “A Sanepar reitera ainda que sua equipe técnica faz o monitoramento e análise permanente dos sistemas de abastecimento, e todas as medidas adotadas em sua operação visam assegurar um atendimento de qualidade para a população, e que em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Companhia pelo 0800 200 0115”.

O Portal Tá no Site também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Quatiguá, que ficou de se informar sobre os fatos, porém, até o momento não houve retorno. Assim que as informações chegarem à redação, elas também serão incluídas nesta matéria.

Fonte: Tá No Site

 
Postada no dia 2022-08-04 12:04:34









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